Teste para Covid-19: Secretaria de Saúde do DF dispõe de 300 mil exames sorológicos; veja endereços
Teste é feito a partir da coleta de sangue. Material foi doado pela Receita Federal.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, nesta terça-feira (4), que distribuiu 300 mil testes sorológicos (teste rápido) para diagnóstico do novo coronavírus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O material foi doado pela Receita Federal.
O teste é feito por meio da coleta de sangue e recomendado para pessoas que estão com sintomas da Covid-19 há mais de 10 dias. O exame identifica anticorpos desenvolvidos pelo organismo quando infectado pelo vírus. O resultado é divulgado em até 48 horas.
- Coronavírus: veja quando e onde procurar atendimento médico no DF
- Covid-19: Lacen cria novo protocolo para testes RT-PCR no DF
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, há estoque do teste RT-PCR em todas as UBS’s. Contudo, pessoas que procuraram pelas unidades de saúde relataram a falta do exame no último mês (saiba a diferença entre os testes abaixo).
Onde fazer o exame sorológico?
Segundo a Secretaria de Saúde, é recomendado que os moradores procurem pela UBS mais próxima de sua residência. Veja endereços abaixo:
Diferença entre os testes
Além do teste sorológico, a Secretaria de Saúde está aplicando o exame RT-PCR (swab nasal), que usa um cotonete para colher o material genético do paciente. Esse exame é capaz de dizer se o vírus está presente no corpo da pessoa. Segundo a SES-DF, essa técnica é considerada “padrão ouro” no diagnóstico da Covid-19.
O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja realizado entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas porque, nesse período, a carga viral costuma ser maior. No entanto, ele pode ser feito até o décimo dia de infecção. Segundo a Secretaria de Saúde, o resultado sai entre 24 horas e 72 horas.
Ainda de acordo com a pasta, o RT-PCR tem sido o mais indicado em pacientes internados com suspeita da doença e também nos óbitos onde houver possibilidade da causa ser a Covid-19.