Com promessa de chuvas, DF entra na primavera nesta terça-feira
Está previsto elevação no índice de chuvas em todo o Distrito Federal, contribuindo para a volta do verde às cidades
Nesta terça-feira (22/9), começa a primavera, estação muito aguardada pelos brasilienses por marcar o retorno da chuva, com os consequentes reflorescimento do Cerrado e a volta do verde às regiões administrativas. A estação vai até o dia 21 de dezembro e põe fim ao inverno, período durante o qual a capital do país enfrentou 119 dias de estiagem.
A meteorologista do Inmet Andrea Ramos aponta que a transição aumentará os índices pluviométricos, mas ainda virá acompanhada de calor.
“A primavera começa às 10h30. Nesses primeiros dias, ela tem a influência do inverno, em questão do calor, mas nós estamos com possibilidades de chuvas, mesmo que se mantenha a quentura. Nós dizemos que a primavera é a abertura do verão, devido às chuvas em formas de pancada”, explica.
A primavera deste ano estará sob influência do fenômeno natural conhecido como La Niña, quando as águas do Oceano Pacífico esfriam e elevam a quantidade de chuvas no continente.
“Em outubro, espera-se 60 milímetros de chuva no DF”, diz a especialista.
Florescimento
Ao Metrópoles, a mestre e pesquisadora Roberta Lima, da Universidade de Brasília (UnB), separou uma lista com mais de 20 espécies que florescem neste período no Distrito Federal.
Confira:
- Abricó De Macaco
- Algodoeiro
- Araticum
- Cássia Chuva De Ouro
- Cega-Machado
- Escova De Garrafa
- Flamboyant
- Guapuruvu
- Ipê Amarelo
- Jacarandá-Mimoso-Do-Cerrado
- Jambo Rosa
- Jequitibá Branco
- Jequitibá Vermelho
- Louro-Pardo
- Magnólia
- Mangueira
- Mulungu
- Munguba
- Pequizeiro
- Resedá
- Sapucaia
- Sibipiruna
- Sucupira
- Tipuana